
Publicado por Connectarch
Duração 4 MIN
Data de publicação 05/09/2025
Maison&Objet 2025: tendências e inspirações diretamente de Paris
No dia de ontem, o ConnectArch esteve presente em um dos maiores eventos de design do mundo: a Maison&Objet 2025, em Paris.
Ao lado de sete arquitetos brasileiros, vivenciamos uma imersão criativa que apresentou as principais tendências globais em design, decoração e lifestyle.

Mais do que uma feira, a Maison&Objet é um termômetro do que está em movimento no universo criativo. Assim, cores, formas, materiais e conceitos surgem como guias que irão nortear projetos e inspirar novas possibilidades para os próximos anos.
Paris, o epicentro da inovação
A edição deste ano reafirmou Paris como uma cidade que conecta tradição e contemporaneidade. Nos pavilhões do evento, o clássico e o moderno se encontraram em ambientes que exploram o design como linguagem universal.

Desse modo, dos tons neutros e orgânicos ao uso ousado de cores vibrantes, passando pela fusão entre tecnologia e sustentabilidade, cada espaço refletia a essência inovadora da feira.
As grandes tendências do momento
Entre os destaques observados pelos arquitetos do programa, algumas direções ganharam força. Em primeiro lugar, o design biofílico apareceu em propostas que exploram materiais naturais e texturas orgânicas, trazendo a natureza para mais perto dos ambientes.
Além disso, o artesanato contemporâneo também marcou presença, com peças únicas que valorizam o trabalho manual, mas sob um olhar sofisticado e atual.

Já as paletas neutras, símbolo de aconchego e atemporalidade, foram pontuadas por cores vibrantes, conferindo personalidade sem perder a elegância.
E, por fim, a integração de tecnologia e bem-estar destacou soluções criativas que tornam os espaços mais funcionais, humanos e conectados às necessidades do dia a dia.
Assim, cada detalhe, cada instalação e cada encontro reforçaram a importância de pensar o design de forma holística, conectando estética, funcionalidade e significado.
Uma experiência que inspira
Estar na Maison&Objet é mergulhar em um universo de possibilidades criativas. Em virtude de tantas tendências e inovações, para os arquitetos participantes, cada experiência vivida é também um convite para repensar processos, experimentar novas linguagens e criar projetos que dialoguem com um público cada vez mais atento e exigente.

Por consequência, a experiência reforça o propósito do Conexões Mundo – Paris: oferecer repertório, inspiração e conexões que ultrapassam fronteiras, aproximando os profissionais brasileiros do que há de mais relevante no cenário global.