
Publicado por Connectarch
Duração 4 MIN
Data de publicação 11/09/2025
Conexões Mundo Paris 2025: inspiração na Cidade Luz
Paris é deslumbrante por essência. No entanto, para as arquitetas que participaram do Conexões Mundo 2025, a cidade ganhou novas perspectivas, mais criativa e arquitetônica. Ao longo de três dias, o ConnectArch reuniu profissionais para vivenciar a capital francesa sob novos olhares: dos palácios monumentais aos edifícios contemporâneos, das ruas históricas às feiras de design, como a Maison & Objet, que aconteceu durante a passagem do grupo.

Participaram dessa experiência as arquitetas: Juliana Sabbatini (Sabbatini Interiores), Marilis Ceccarelli (Construtora Patriani), Simone Guimarães (Simone Guimarães Arquitetos), Jovita Torrano (Espaço Novo Arquitetura), Fernanda Amaral (Brasal Incorporações), Suzana Faria (VT Arquitetura) e Julia Vasques (VC One).
Paris: arquitetura em movimento
Na capital francesa, cada detalhe desde uma fachada ornamentada, a curva inesperada de uma escada, a justaposição entre vidro e pedra conta uma história. É esse diálogo permanente entre o antigo e o contemporâneo que mantém Paris como referência atemporal para o mundo da arquitetura.

Como descreveu a arquiteta Fernanda Amaral: “A experiência de participar da Maison & Objet, junto com visitas guiadas, trouxe uma bagagem muito ampla para o nosso repertório. É inspirador perceber como a inovação convive com a tradição em cada canto da cidade.”
Depoimentos que se tornam memória
As impressões compartilhadas durante os dias foram marcadas pela intensidade e encantamento. “É uma viagem muito especial, não apenas por estar em Paris, mas por compartilhar essa experiência com outros arquitetos. Esse intercâmbio enriquece de forma única, afirmou Suzana Faria, arquiteta”.

Uma cidade que fala com a arquitetura
Entre exposições, museus e ruas, Paris trouxe sensações. “É difícil eleger apenas um momento. São tantas novidades, uma cultura tão presente, uma arquitetura que respira. É um convite constante à inspiração", destacou a arquiteta Julia Vasques.

O Conexões Mundo Paris deixa, assim, uma marca inesquecível: a certeza de que a Cidade Luz continua sendo um dos maiores expoentes vivos do design e da arquitetura.
Em 2026, o Conexões Mundo segue seu percurso inspirador e desembarca na Dinamarca, país referência em urbanismo humano e design minimalista.