Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 6 MIN

Data de publicação 15/12/2025

Dia do Arquiteto: quando criar espaços é criar conexões

No dia 15 de dezembro, celebramos o Dia do Arquiteto, um profissional presente em praticamente todos os momentos da vida cotidiana. Cada casa, cada espaço de trabalho, cada ambiente de convivência carrega decisões, escolhas e intenções que nascem do olhar atento de arquitetos e urbanistas. São eles que transformam ideias em experiências e desenhos em lugares que acolhem, conectam e permanecem ao longo do tempo.

A escolha da data não é casual. O Dia do Arquiteto coincide com o nascimento de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura mundial e responsável por um legado que ultrapassa fronteiras. Autor de obras que se tornaram símbolos do Brasil moderno, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Catedral Metropolitana de Brasília, Niemeyer também integrou a equipe responsável pelo projeto da sede da ONU, em Nova York. Mais do que edifícios icônicos, sua trajetória representa a capacidade da arquitetura de dialogar com o tempo, a cultura e as pessoas.

Grupo de arquitetos explora Marrocos, na primeira edição do ano do Conexões Mundo.

É a partir dessa compreensão que nasce o ConnectArch. Criado como programa de relacionamento das marcas Eliane e Decortiles, o ConnectArch carrega em seu DNA a intenção de se relacionar de forma próxima com arquitetos, designers de interiores e engenheiros, promovendo acesso a conteúdos relevantes, experiências imersivas e discussões que ampliam repertório e visão de mundo. Mais do que apresentar novidades, o programa atua como um ponto de encontro entre profissionais, tendências, territórios e diferentes formas de pensar o espaço.

ConnectArch participa do Salão do Móvel de Milão, de olho nas principais tendências.

ConnectAch: um programa de relacionamento que conecta arquitetos

Ao longo dos anos, o ConnectArch construiu uma trajetória marcada pela troca e pela imersão. Já foram mais de 10 destinos no Brasil e no mundo, reunindo mais de 350 profissionais em experiências que vão além da visita técnica e fortalecem conexões genuínas com a arquitetura, o design e a cultura.

Arquitetas participam da edição Conexões Mundo Paris, conhecendo a arquitetura francesa de perto.

Em 2025, por exemplo, o programa promoveu encontros que exploraram diferentes dimensões do setor: do mergulho cultural em Marrocos à efervescência criativa da Maison & Objet, em Paris; da conexão com a natureza em Fernando de Noronha, com foco em biomimética, à valorização do design brasileiro durante a Semana Criativa de Tiradentes; os encontros em Santa Catarina, onde os arquitetos puderam conhecer de perto os processos produtivos e a origem dos revestimentos das marcas, além dos previews de lançamentos antecipadamente.

Experiência no Conexões Tiradentes aproxima arquitetos do design brasileiro.

ConnectArch nos principais eventos de arquitetura do mundo

O ConnectArch também acompanhou alguns dos principais eventos internacionais do setor, como o Salão do Móvel de Milão e o 3daysofdesign, na Dinamarca, reforçando seu papel como elo entre o que está sendo discutido globalmente e a prática cotidiana dos profissionais no Brasil.

O ConnectArch cobriu a edição de 2025 do festival 3daysofdesign.

Além das experiências presenciais, o programa mantém um ecossistema contínuo de conteúdos como blog, podcasts, entrevistas, e-books, talks, treinamentos e ferramentas digitais, oferecendo acesso facilitado à informações que apoiam o processo criativo de cada profissional.

O Conexões Santa Catarina proporciona experiências artísticas durante a visita nas fábricas.

Por isso, neste dia do Arquiteto, a celebração vai além da homenagem. É um reconhecimento a quem constrói relações entre pessoas e espaços, mostrando que arquitetura não é apenas forma, mas contexto, cultura e sensibilidade. É no compartilhamento de ideias, que o conhecimento se expande e as conexões se fortalecem. Assim, o ConnectArch reafirma seu propósito de caminhar junto com os arquitetos, conectando ideias, experiências e futuros possíveis. Porque celebrar a arquitetura é, acima de tudo, celebrar as conexões que ela torna possíveis.