Conexões Brasil, Amazônia: experiência, inteligências, conexão

Conexões Brasil, Amazônia: experiência, inteligências, conexão

Foram 5 dias de imersão na maior floresta tropical do mundo: a nossa Amazônia. Uma experiência de conhecimento e de vida vivida por um grupo de profissionais vindos de todo o Brasil.

Nossa ideia é que essa experiência fosse uma verdadeira conexão entre pessoas, e uma profunda imersão na inteligência da natureza.

O estudo dessa inteligência da natureza é também conhecido como biomimética, e essa ciência inspira soluções para os mais distintos campos da criação humana. Por isso, escolhemos os melhores profissionais da atualidade para conduzir e fundamentar o workshop de biomimética: Marko Brajovic e Alessandra Araújo.

Manaus e sua profusão de culturas foi a primeira parada do roteiro. Lá, tivemos o privilégio de sermos guiados por Laurent Troost, o arquiteto responsável pelo novo capítulo na história e no significado do Casarão de Inovação Cassina, projeto que recebeu, em novembro de 2021, o prêmio internacional na categoria Arquitetura do Patrimônio, pela Architecture Masterprize.

O projeto consiste em um centro de tecnologia digital e abriga espaços para fomentar a criatividade, coworking e encontros culturais, porém, o futuro do casarão, começou a ser idealizado muito, mas muito antes.

De 1896 até 1930, o edifício funcionou como o principal hotel de luxo da cidade de Manaus, em seguida abrigou uma casa de show, logo, abandonada pelas marcas do tempo até se transformar em ruínas. Uma proposta radical em termos arquitetônicos, evidentemente, impactou a comunidade local. Após a inauguração, a grande mudança observada pelo arquiteto foram as pessoas fazendo o uso do local, trabalhando no espaço, vivendo e experimentando o edifício.

Teatro Amazonas, o teatro das Belas Artes, sua arquitetura renascentista e a decoração interior com influências do barroco e do estilo neoclássico, que são um espetáculo à parte. Anavilhanas Jungle Lounge, uma experiência de estadia que é sinônimo de exclusividade no coração na floresta Amazônica e às margens do rio Negro: o cenário perfeito para a vivência do conteúdo de biomimética.

Experienciar as ricas fauna e flora amazônicas, colaborar criativamente com experts do design e outros grandes profissionais de arquitetura e design de todo o Brasil, e perpetuar essas conexões ao longo do tempo. Esse é o Conexões Brasil: Amazônia, uma experiência com curadoria do Connectarch, o programa de relacionamento das marcas Eliane e Decortiles.

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital