
Publicado por Connectarch
Duração 4 MIN
Data de publicação 20/08/2025
Conexões SC: Arquitetos vivenciam imersão nas fábricas
O Conexões SC abriu mais uma vez as portas das fábricas de Cocal do Sul para receber arquitetos de diferentes regiões do Brasil em uma experiência imersiva. Promovido pelo ConnectArch, programa de relacionamento das marcas Eliane e Decortiles, a edição do encontro proporcionou um mergulho no processo criativo e produtivo, que dá vida aos revestimentos cerâmicos.
Conexões SC: do traço à matéria
Durante a visita, os arquitetos acompanharam de perto o caminho que transforma ideias em superfícies. O roteiro incluiu uma visita à fábrica, ao showroom e ao Memorial, onde é possível compreender a trajetória das marcas e sua influência no design brasileiro. Outro destaque foi a passagem pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski, que ilustra como a arquitetura e a educação se encontram em espaços pensados para inspirar e educar.

O arquiteto Wesley Santos comenta a experiência do Conexões SC. "Desde o primeiro momento em que soube que estaria em Cocal do Sul, eu fiquei muito feliz, porque meu trabalho trouxe essa conexão tão importante. Acompanhar todo o desenvolvimento de produtos, entender o DNA das marcas foi muito precioso também. Vou voltar com uma bagagem muito grande para casa".
Território catarinense como inspiração
Além da imersão industrial e criativa, o Conexões SC também ofereceu momentos de contemplação do território local. Uma visita à Vinícola Vigna Mazon e um jantar em Nova Veneza conectaram os participantes às raízes culturais e gastronômicas da região, reforçando a importância do contexto em que a cerâmica é criada.

Profissionais participantes do Conexões SC
Participaram desta edição: Fabíola Maia Girelli (Vila Velha), Henrique de Cól (Balneário Camboriú), Wesley Lemos Santos (Aracaju), Carolina Bitencour (Balneário Camboriú), Bertha Diniz Bettoni (Governador Valadares), Carla de Vilhena Darahem (Ribeirão Preto), Guilherme Casagrande Duranti (Porto Alegre), Aline Vanessa da Silva (Blumenau) e Mateus Campos de Araújo (Curitiba).

Conexões que permanecem
Mais do que uma experiência, o encontro reafirma o propósito do ConnectArch: criar conexões entre as marcas e os profissionais, valorizando a troca de experiências e de relações duradouras. Cada etapa da imersão revelou que o verdadeiro valor do design está em aproximar pessoas, ideias e histórias.

"Foi uma experiência extremamente prazerosa. Não só pelo acolhimento com que tivemos ao chegar em Santa Catarina, mas principalmente por conhecer os bastidores dos produtos que especificamos para os nossos clientes. Conhecer a história da Eliane, o papel social e a responsabilidade de cada processo foi incrível. Ter a oportunidade de conhecer outros profissionais também foi muito engrandecedor", finaliza a arquiteta Fabíola Maia Girelli.