Conexões Mundo Edição: Dubai. Uma viagem ao passado e futuro.
Conexões Mundo: Edição Dubai

Conexões Mundo: Edição Dubai

Uma jornada pela extraordinária cidade de ouro, que encanta e abre os olhos para os limites da arquitetura e design

Conexões Mundo - Dubai

Em novembro tivemos o prazer de proporcionar mais uma experiência através do Conexões Mundo para os arquitetos e designers mais bem ranqueados no Connectarch, sendo o destino da vez a cidade de ouro: Dubai.


Na nossa lista de passageiros dessa incrível jornada: Felipe Giro, da VC One, Priscila Fernandes Valle, da Base Incorporações, Daniela Mungai, da Aflalo & Gasperini Arquitetos, Marceli Landeira, da Landeira & Goes Arquitetura, Rodrigo Sambaquy, da RAF Arquitetura, Marilis Ceccarelli, da Construtora Patriani e Renata Freitas Lino, da Victor Tomé Arquitetura.

Da equipe do Connectarch e das marcas Eliane e Decortiles, Clarice Scharlau Mello, superintendente de Marketing e Ocirã Franco, gerente regional de vendas, ambos da Mohawk Brasil.

Antes mesmo da viagem começar, as expectativas já eram altas.

“Espero viver experiências inovadoras e totalmente incríveis nesta viagem. Tenho certeza de que vou viver um período surpreendente e totalmente novo, e trazer essas inspirações para o nosso mundo de arquitetura, que é tão transformador, e é um diferencial que levamos sempre para os nossos clientes e parceiros.”

Renata Oliveira – Arquiteta

Com todo o time de viajantes reunidos, foi hora de mergulhar de vez na experiência.

1º dia de experiência em Dubai – Uma viagem no tempo entre Old Dubai e o Museu do Futuro

No primeiro dia, conseguimos entender um pouco mais o que é Dubai: um destino que vai muito além do turismo. É uma cidade onde o encontro entre arquitetura e design acontece em cada espaço e em cada construção. Uma cidade singular, planejada para enaltecer as heranças do passado e olhar para as mudanças que o futuro está trazendo, que soube guardar os seus tesouros antigos e abrir espaço para os novos.

Conexões Mundo - Dubai
Vista da Old Dubai com o Burj Khalifa ao fundo.

Na Old Dubai, viajamos no tempo com as construções históricas dos Souks e dos costumes árabes. Especiarias, vestimentas, temperos, perfumes, artesanato e ouro são alguns dos produtos que se encontram nos diversos souks da região. 

Ao visitar Old Dubai é possível perceber a transformação arquitetônica que a cidade passou nos últimos 30 anos. Localizada no bairro histórico de Al Fahidi, ao longo do Dubai Creek, toda a região de Old Dubai tem a arquitetura preservada de acordo com as primeiras formas de construção do Emirado, antes dele se transformar na potência que é hoje.

Em cada cruzamento é possível descobrir novos caminhos sinuosos e apertados, além das tradicionais torres de vento, tradicionais elementos de arquitetura construídos para gerar ventilação natural nos edifícios. Em Dubai, são construídos com pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo.

O crescimento econômico proveniente do petróleo e a influência internacional na região fizeram a cidade evoluir de forma rápida, organizada e cada vez mais ousada. Mesmo com tamanha transformação, ainda existem lugares em que a essência da cultura árabe e do islamismo ainda permanecem visíveis, tanto em construções antigas quanto nas novas.

Imagens das ruas da antiga Dubai, com foco em seus prédios históricos.

Em paralelo, no Museu do Futuro, projetado pelos arquitetos Killa Design e Buro Happold, tivemos a experiência de abrir os olhos com as tecnologias e possibilidades que estão para ganhar o mundo. Conhecido como “museu vivo” pelo formato oval assimétrico, o Museu também foi eleito pela National Geographic como um dos 14 museus mais bonitos do mundo. Um espaço que reúne exposições sobre ciência e tecnologia e que tem o objetivo de provocar a reflexão nos seus visitantes e nas próximas gerações.

Lobby Museu do Futuro

“A expectativa era enorme, para conhecer locais onde a arquitetura é exuberante, moderna, inovadora e ousada. O objetivo: alimentar o meu lado criativo e profissional com essa experiência, que eu espero que seja fascinante e transformadora na minha história.”

Marceli Landeira – Arquiteta

Além disso, entre a visita à Old Dubai e o Museu do Futuro, o grupo também passou pelo Business Bay, distrito comercial de Dubai, onde todos puderam ver a arquitetura dos principais arranha-céus e edifícios da cidade, incluindo o Opus by Omniyat, projetado pelo arquiteto Zaha Hadid, o O-14 Tower, o Palace Downtown e o famoso Burj Khalifa – o prédio mais alto do mundo com 828 metros de altura. Também foi visitado o DIFC Gate, o centro financeiro de Dubai, o ICD brookfield place, o Offices of the Future & Emirates Towers of Innovation Hub.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
 Opus by Omniyat, projetado pelo arquiteto Zaha Hadid
CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Burj Khalifa projeto pelo arquiteto Adrian Smith

Todos prédios únicos com arquitetura marcante, ousada e incrivelmente inspiradora. As visitas foram guiadas por um tour arquitetônico que contava sobre a evolução da cidade e as influências de cada ponto turístico.

2º Dia de experiência em Dubai – Maravilhas de Dubai: o deserto, a vista e a cidade sustentável

No segundo dia, vivemos as maravilhas do deserto de Dubai no Platinum Heritage, com um café da manhã especial, vestidos à caráter para ver o nascer do sol. O safari, que faz passeios ecológicos e sustentáveis em áreas de reserva da região, também promove uma experiência única de falcoaria, que traz aves de rapina treinadas para interagir com os visitantes.

Ainda pela manhã, uma vista inesquecível no The View Palm Jumeirah, um observatório com vista panorâmica em 360º para a cidade, o golfo e as Palm Islands, as famosas ilhas artificiais de Dubai.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Vista que nossos convidados tiveram do 72º andar do The View Palm Jumeirah
CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Ao visitar o The View Palm Jumeirah, você consegue ver como Dubai tem uma arquitetura incrível.

À tarde, foi hora de conhecer mais sobre as iniciativas sustentáveis de Dubai, que tem como ambição se tornar a cidade mais sustentável do mundo! São iniciativas de arquitetura e urbanismo que visam reduzir a temperatura, e a utilização de espaços urbanos para o cultivo, por exemplo, de morangos em meio à cidade. Além disso, Dubai também é alimentada pela maior usina solar do mundo e a maioria das construções possuem geradores solares nos seus terraços.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Maquete que mostra o projeto da Dubai sustentável.

3º Dia de experiência em Dubai – Design Week!, Skyline by the water e gastronomia

No dia da Design Week, evento anual realizado para celebrar e promover o design e a criatividade em Dubai, encontramos muita inspiração, novas tendências, tecnologias e diferentes formas de pensar fora da caixa.

O evento acontece anualmente na D3 de Dubai, a Dubai Design District, uma comunidade criada em 2013 e dedicada ao design, moda e cultura, incluindo startups, empreendedores e marcas internacionais de design, luxo e moda.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Entrada da Design Week Dubai

Com a presença de nomes influentes de diversas partes do mundo, a fonte de inspiração foi inesgotável. A cada exposição, palestra ou workshop, absorvemos valiosos conhecimentos, buscando maneiras de aplicar essa notável influência em nosso dia a dia e no contexto brasileiro.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Obra “Of Palm”

Este espaço, nomeado “Of Palm”, é um pavilhão arquitetônico que explora os diversos usos da tamareira, ao mesmo tempo que apresenta novas formas de aproveitar o recurso natural.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Casa de Chá Arabi-An

Casa de Chá Arabi-An foi feita com resíduos de alimentos locais e tem como objetivo unir as pessoas, realizando cerimônias de chá na estrutura construída especificamente para esse fim.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Maquete que demonstra os arredores e também o Museu do Futuro.
CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Um dos salões da Design Week

O “Dubai Skyline by The Water” por si só foi uma experiência completa. A incrível vista dos arranha-céus é uma imagem que fascina. Um passeio agradável de barco por Dubai, com a vista da cidade celebrando a nossa passagem. Fechamos o dia com chave de ouro e um jantar espetacular no The Royal Tearoom, um dos melhores restaurantes da cidade.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Vista marítima do Meraas Dubai, umas das principais holdings de construção do país.
CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Passeio de iate pelo Dubai Skyline by The Water
CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Jantar no restaurante Jaleo by José Andrés

4º Dia de experiências em Dubai – Abu Dhabi, a Grande Mesquita e Louvre de Dubai

No último dia, visitamos Abu Dhabi, capital e cidade mais rica dos EAU. Um lugar que impressiona, tanto quanto Dubai, pelos arranha-céus e palácios enormes e com arquitetura única.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Encontro entre os diferentes tipos de arquitetura de Abu Dhabi.

A Grande Mesquita Sheikh Zayed impressiona de longe, referência da arquitetura moderna islâmica no mundo. A terceira maior mesquita do mundo, atrás apenas das mesquitas das cidades sagradas de Meca e Medina, foi inaugurada em 2007 e nomeada em homenagem ao antigo sheikh que começou a sua construção. Ela também possui o maior lustre do mundo, composto por 40 milhões de peças de cristal Swarovski e o maior tapete persa do mundo feito a mão. O templo conta com capacidade para acomodar 40.000 fiéis, possui um pátio vasto e espaçoso que abriga o Muro Qibla, que fica de frente para Meca. Nessa parede hipnotizante estão escritos 99 nomes diferentes para Allah.

CONEXÕES MUNDO: EDIÇÃO DUBAI
Vista do pátio de entrada da Grande Mesquita Sheikh Zayed

Concluímos nossa viagem no Museu Louvre de Abu Dhabi, uma obra-prima projetada pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel, inaugurada em 2017. Este é um dos notáveis marcos recentes que unem arquitetura e arte de forma excepcional. O nome Louvre foi uma concessão do governo francês e da cidade de Paris por 30 anos para Abu Dhabi, como presente pela parceria e pelo sucesso comercial entre as duas nações.

Situada na beira da Ilha de Saadiyat, a peça central do museu é uma enorme cúpula prateada que parece flutuar acima de tudo e de todos. Além do diferencial arquitetônico, a cúpula também tem uma função sustentável, evitando que a luz e o calor incidam diretamente sobre o interior do museu, que, junto com o piso de pedra, ajuda a criar um clima mais agradável para os visitantes.

Uma curiosidade sobre o museu é que essa mesma cúpula que chama a atenção pesa aproximadamente 7.500 toneladas – o mesmo que a Torre Eiffel em Paris!

 Entrada do Museu do Louvre Abu Dhabi
A cúpula do Museu do Louvre Abu Dhabi, que conta um intrincado trabalho em aço

Em Dubai, não há lugares para onde você olhe e não fique completamente apaixonado pela arquitetura ou pelo design. Tudo é intrigante! São formas, projeções e padrões encantadores. Em muitos lugares há uma união de técnicas históricas com a arquitetura contemporânea. Sempre com um objetivo em mente, com uma história para contar ou com um propósito maior para alcançar.

“No meu primeiro depoimento eu disse que esperava que fosse uma experiência transformadora. E realmente foi transformadora. O que a gente viveu em Dubai não vai se repetir, o grupo, o local, foi uma energia muito boa!”

Marceli Landeira – Arquiteta

A experiência vai ficar marcada na memória dos participantes, nutrindo de referências para projetos futuros.

“A gente usa a nossa vivência, não é questão de uma referência, de copiar uma coisinha, de ver um detalhe…é a bagagem que você tem na sua vida…É a experiência que a gente tem, principalmente uma experiência internacional, com tantos ícones, de arquitetura, enfim. Arquiteto vive disso, do que você vive, do que você observa, do que você troca, das informações.”

Rodrigo São Paulo Sambaquy – Arquiteto

É com essa energia que voltamos para casa após mais uma experiência incrível proporcionada pelo Connectarch! Você pode conferir ainda mais fotos, vídeos e detalhes dessa viagem nos destaques do nosso instagram @connectarch_oficial

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital