O roteiro que destacou as belezas e história do oeste e serra catarinense encantou arquitetos e designers de interiores convidados pelo programa de relacionamento Connectarch
Muito além de um programa de relacionamento, que traz conteúdo, conhecimento e informações técnicas sobre o universo de produtos oferecidos pela Eliane e Decortiles para arquitetos e designers de interiores parceiros, o Connectarch acaba de percorrer alguns pontos do mapa do Estado na imersão intitulada “Conexões Santa Catarina”.
Embarcaram na experiência, que ocorreu de 26 a 28 de setembro, 16 representantes de escritórios atuantes no mercado nacional, cadastrados no programa Connectarch. Na bagagem de volta, muitas memórias dos dias compartilhados, sabores, novas amizades e conhecimento para inspirar a criação de projetos nas rotinas dos escritórios.
No primeiro dia (26) da trip o ponto de encontro foi em Florianópolis. O grupo de profissionais se reuniu para um almoço no restaurante Los Troncos, conhecido pela deliciosa parrilla. Na sequência, pegou estrada direto para Nova Veneza, onde foram recebidos com um jantar de boas-vindas na Trattoria Montalccino. O restaurante, com cardápio italiano, preserva boa parte da arquitetura original desde sua fundação, em 1934. Após a experiência gastronômica, uma boa noite de sono para recarregar as energias para a manhã seguinte.
O segundo dia do roteiro (27) teve como destino duas unidades da fábrica da Eliane, localizadas em Criciúma e Cocal do Sul. Os profissionais conheceram de perto o trabalho de Jesus Fernandes, em especial, o painel encomendado para o colégio católico de Brasília, que está sendo pintado à mão pelo artista. Momento de pura arte.
O passeio também revelou a tecnologia por trás da linha de produção e os processos que envolvem o desenvolvimento das coleções mais artísticas da marca. Inclusive, cada profissional pôde personalizar uma peça exclusiva para guardar como lembrança deste especial momento.
“Profissionalmente a experiência Conexões Santa Catarina me proporcionou a oportunidade de conhecer as novas coleções, entender a concepção, o modo como sai do campo das ideias e se torna um produto concretizado. Então, as cores e conceitos influenciam e enriquecem o meu projetar. Por outro lado, conhecer pessoas com profissões afins, mas com tantas diferenças de histórias, gera conexões de vida e realmente não tem preço”.
Arquiteta Simone Guimarães Couto.
Antes do almoço para saborear a típica gastronomia da região de Urussanga, no restaurante Cappo Del Mondo, houve uma parada no Memorial da Eliane, para contar a história da marca e seus fundadores, a família Maximiliano Gaidzinski, e as inovações implantadas ao longo dos anos de atuação dos empresários para fazer circular seus produtos nacionalmente.
“O programa me ajuda com informações de especificação dos produtos que tenho confiança. Sem contar as imersões que nos nutrem com muita cultura e conhecimento, me motivam a fazer projetos melhores, pois me inspiro nesses momentos.”
Arquiteto Djalma Vasconcelos.
À tarde, o roteiro reservou uma experiência na vitivinícola Casa Del Nonno. Produtora da uva Goethe, trazida ao Brasil por imigrantes italianos na década de 1900, entre os rótulos comercializados está o primeiro espumante do mundo elaborado com a espécie. O grupo foi recebido pela segunda e terceira gerações de fundadores da vinícola, que conduziram a degustação apresentando os processos e os diferentes tipos de vinhos e espumantes produzidos nos seus campos.
Urussanga guarda uma rica cultura, arquitetura e folclore influenciados pela chegada dos italianos no século passado, que descobriram naquela faixa de terra uma oportunidade de recomeço. Débora De Brida, colaboradora da Eliane e estudiosa da arquitetura histórica da região, comandou um tour destacando as edificações erguidas no período de colonização com exemplares do estilo ítalo-brasileiro, eclético e neoclássico.
“Foi uma experiência incrível poder conhecer mais sobre Santa Catarina, lugares lindos, até um pouco da história da minha família, para mim é muito especial e emocionante. Eu sou muito grata pela experiência.”
Arquiteta Camilla Pavesi
A noite caiu com jantar no restaurante Nonno Lauro, estrategicamente na varanda do reduto que dá vista ao centro histórico do município. E, claro, com direito a brinde com os rótulos elaborados com a uva Goethe.
“Foi uma experiência muito interessante, muito rica. A integração entre as pessoas, e os ambientes que estão sendo mostrados são muito característicos da região do país. Achei o mix de pessoas de diferentes partes do Brasil muito interessante.”
Arquiteto Wilson Pinto
Último dia de imersão e as emoções continuaram a florescer no sentido da Serra do Rio do Rastro. Envolvida por matas e cachoeiras, a paisagem é considerada um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, um deslumbrante cenário natural avistado no Mirante da Serra do Rio do Rastro pelos profissionais convidados. No almoço, teve uma parada especial para conhecer o restaurante Montês e desfrutar de pratos deliciosos. O passeio rendeu ainda uma visita ao Ecoparque seguida de um sunset e jantar no Espaço Jardim das Pedras.
Faça parte do Connectarch e participe de experiências como esta.