Entre os dias 3 e 7 de setembro, um seleto grupo de oito arquitetos embarcam para uma viagem exclusiva a um dos locais mais encantadores do Brasil: Atins, no coração dos Lençóis Maranhenses (MA). Foram convidados para essa imersão – Betânia Midian Porto Tomaz (DF), João Luiz Borges Alves (MT), Tatiana Mara Santos Soares (CE), Silvia Andrade de Aguiar (SP), Fernanda Borges Salerno (GO), Adrianna Lima Ribeiro Costa (MA), Ricardo Kawamoto (SP) e Eduardo Augusto Bruzamarello (PR).
“Nosso objetivo é criar momentos de conexão, inspiração e troca de conhecimento. Ao longo dessa jornada, teremos a oportunidade de compartilhar momentos em um ambiente que celebra a natureza em sua forma mais pura. Uma das atividades será o workshop de biomimética nos Lençóis Maranhenses ministrado por Alessandra Araújo”, explicou Débora Krelling, coordenadora do ConnectArch, programa de relacionamento das marcas Eliane e Decortiles.
Atins é um pequeno povoado situado entre a foz do Rio Preguiças e o Oceano Atlântico. Sua vasta área de dunas de areia branca e lagoas de água cristalina formam o maior deserto úmido do planeta. Cerca de 90% dos 2000 mm de precipitação anuais estão concentrados entre os meses janeiro e julho. Este paraíso natural com cerca de 155 mil hectares e uma formação datada entre 5 e 7 mil anos, foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, destacando sua importância global.
O vilarejo de Atins, palavra que deriva do termo tupi aty e significa “gaivota”, é conhecido por sua atmosfera descolada e alegre. As pequenas ruas de areia e terra batida, as casas rústicas e a vegetação nativa conferem um charme único. Destaca-se também pela prática de kitesurf, graças aos ventos constantes que sopram pela região. É um lugar encantador que oferece aos visitantes uma combinação única de beleza natural, cultura local e aventura em um cenário que parece resistir ao tempo.
TAGS: #atins #connectarch #decortiles #eliane