Eu faço a sua cerâmica

Eu faço a sua cerâmica

Uma breve história de mulheres na indústria cerâmica em Santa Catarina.

Por Camila Mayume

Véu, esmalte, secador, são referências que instintivamente remetem a um cenário feminino, porém na indústria de produção de cerâmica em Cocal do Sul, Santa Catarina, essas palavras possuem outros significados.

O Connectarch lançou o desafio de entrevistar e saber um pouco mais sobre a vida das mulheres que estão na linha de frente produzindo cerâmica, trabalhando com desenvolvimento e assistência técnica deste produto único. O trabalho, aparentemente, brutal é carregado de histórias delicadas e femininas.

Valeriana

Ou Valeria, como gosta de ser chamada, há sete anos na produção da Eliane I, acumulou diversas especialidades como controle de qualidade, prensa, carga, e claro, no véu – esmaltação. Frases ditas no início de sua carreira como “eu não vou conseguir” até a afirmação de “hoje não tem nada que eu não faça”, mostra a evidencia na capacidade e experiência da profissional de imprimir seus saberes individuais na transformação do coletivo. Engajamento humano do início ao fim.

Marilza

Tímida mas muito atenta. Foi assim que Mari, como prefere ser chamada, começou a contar um pouco de sua história de empresa que se entrelaça visceralmente com sua história pessoal, familiar.

Seus pais e seu marido, também trabalharam na fábrica e ao longo destes 21 anos na Eliane, assume que se tornou a mulher de hoje graças a tudo que aprendeu através das relações de amizade que fez no local. Atividades como festas, olímpiadas e até a artesania que permeava todo o processo de produção, atualmente “automatizado e com muitos robôs”, é lembrado com carinho pela Mari.

Hoje, já avó, quando olha para sua própria trajetória assume orgulhosa “faria tudo de novo!”, e isso reforça o quão fundamental é a relação de aprendizado contínuo no trabalho e na vida.

Josilene

“Com verdade e com muita vontade”, Josi resume os seus 16 anos em que trabalha na produção de peças especiais na Eliane. O carinho com o qual ela produz o acabamento das peças, cuida de suas unhas e se sente orgulhosa pelo seu filho, que também trabalha no mesmo setor, é fascinante!

Valores como justiça e respeito, ganham destaque especial em suas palavras quando descreve seu dia-a-dia de trabalho, e isso faz com que ela já tenha, mesmo sem saber, descoberto seu propósito diário “Quando se trabalha com dedicação naquilo que gosta, isso não é trabalho”.

Sadimila

Atuando na Assistência Técnica da Eliane há 15 anos, Mila encara desde 2020, assim como muitas outras mulheres, o grande desafio de equilibrar o trabalho, a família e a si própria com o home office.

Ainda assim, se refere com doçura e dedicação o seu trabalho em resolver os problemas dos clientes, porém de um jeito especial, com empatia! Vive em detalhes cada um dos casos que recebe quando declara “cada família é uma história”.

Após muitos anos de cenários bem solucionados na área, ela reconhece que seu trabalho a transformou em uma consumidora muito mais exigente e ciente do poder da expressão como cidadã, sempre com sorriso no rosto.

Ruth

Liderança nata, multitalentosa e capacidade em inspirar outras mulheres, que também estão na linha de produção, são algumas características que permeiam a vida de Ruth, Operadora de Esmaltação. 

O cuidado, delicadeza, afeto e respeito estão explícitos no tratamento das cerâmicas pela Ruth. Além disso, o autocuidado, como a vaidade, não é deixado de lado pela profissional.  Para compor o uniforme, ela aposta em acessórios e unhas pintadas.

Ruth sintetiza o que poderia ser descrito como um protesto silencioso feminino, em que resiste e se expressa em locais que são encontrados espaços com muita força e delicadeza nos pequenos gestos.

Histórias como essas e de outras mulheres que trabalham na pesquisa, no desenvolvimento, produção, logística, especificação, vendas e conclusão de projetos, são importantes para dar luz a essa força feminina que está inserida neste produto tão significativo quanto a cerâmica de ponta a ponta.

Esperamos que essas histórias conectem todas às mulheres que, direta e indiretamente, tocam nossos produtos Eliane e Decortiles.

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital