Publicado por Connectarch
Duração 8 MIN
Data de publicação 03/11/2025
Semana Criativa de Tiradentes celebra conexões, protagonismo e design brasileiro
A 9ª Semana Criativa de Tiradentes chegou ao fim deixando um legado de encontros significativos, trocas afetivas e uma valorização profunda do fazer manual e da inovação aplicada ao design contemporâneo. Ao longo dos quatro dias de programação, a Eliane e a Decortiles estiveram presente em diversos momentos do evento, reforçando a conexão com narrativas que unem cultura, território e materialidade.
Abertura marcada por aproximação e diálogo
O evento de abertura foi o ponto de partida para uma edição marcada pela integração entre designers, arquitetos, artesãos e criativos de diferentes regiões do país. Assim, o encontro que reafirmou Tiradentes como um polo de referência no cenário do design autoral brasileiro, onde tradição e contemporaneidade se encontram.

"Estar na Semana Criativa de Tiradentes significa estar perto das pessoas que constroem o design brasileiro no dia a dia: arquitetos, artesãos, criadores e pesquisadores. Este é, portanto, um espaço de troca genuína onde conseguimos ouvir, aprender e fortalecer vínculos que inspiram novos caminhos", afirma a coordenadora de branding da Eliane e Decortiles, Débora Krelling.
Oficina de Serigrafia: fazer com as mãos, sentir com o coração

Na sexta-feira e no sábado, a programação ganhou um momento especial com a Oficina de Serigrafia conduzida pelo arquiteto Celso Rayol, da Cité Arquitetura. A experiência transformou o gesto de estampar em exercício de memória e afeto:
cada participante criou a sua própria ecobag a partir de grafismos inspirados nas cerâmicas antigas que deram origem à Coleção Milo, da Eliane.

“Sempre acho muito legal conhecer e testar novas técnicas. A oficina de serigrafia com o Celso foi muito interessante e prática! Poder colocar a mão na massa foi a parte mais legal, ainda mais com os padrões lindos que a Eliane tinha disponível pra gente. Alguns mais familiares que outros, mas a intensão era essa mesmo, a gente se conectar tanto ao desenho quanto à técnica. Muito feliz em poder participar”, Felipe Evangelista, Vite Arquitetura.

“É mais um dia de prazeres, ver essa turma do ConnectArch trabalhando em cima das tintas, a gente está na Semana Criativa, do fazer ancestral, do fazer artesanal, do design, do contemporâneo, essa junção. E o que a gente veio fazer hoje é isso, fazer essa junção. Trabalhar junto, pegando a história da Eliane e levando cada um a sua bolsa. É o fazer pessoal, é o customizar. Eu acho que esse é o processo bonito de tudo isso, a CITÉ fica muito feliz de participar desse momento aqui tão importante”, Celso Rayol, Cité Arquitetura.
Jantar Conexões Tiradentes: encontros que fortalecem
Ainda na sexta-feira, o jantar promovido pelo Conexões Tiradentes celebrou a troca entre profissionais, parceiros e jornalistas, fortalecendo a rede que movimenta o design brasileiro. Além disso, a experiência reforçou a importância do encontro presencial como espaço de colaboração e inspiração.

Os arquitetos participantes do Conexões Tiradentes foram: Adeilton da Silva Farias (João Pessoa, PB), Felipe Alves Evangelista (Boa Vista, RO), Isabela Damasceno de Andrade (Salvador, BA), Darlene Souza Vitor (São Paulo, SP), Jiuli de Lima Muller (Chapecó, SC), Aline Mascarello Debastiani (Chapecó, SC), Brenda Campos Costa (Carmo do Paranaíba, MG), Angela Paulina Grqndeaux Pisani (Santa Maria, RS), Elizabeth Pires Corrêa Lopes (Goiânia, GO), Rafaela de Souza Gonçalves (Carmo do Paranaíba, MG), Carolina Fernanda Cezar Lima (Belo Horizonte, MG), Débora Marani Kamei (Vespasiano, MG), Márcia Cristina Leite (Belo Horizonte, MG) e Vanessa Heung Vilhena Cheng Santos (Contagem, MG).
Palestra Proud South Craft: identidade como território criativo
Na palestra “Proud South Craft”, a pesquisadora e curadora Lili Tedde trouxe um olhar ampliado sobre o artesanato contemporâneo produzido no Sul Global.

Com isso, a abordagem destacou como técnicas ancestrais ganham novos significados ao serem reinterpretadas pelo design, revelando, assim, caminhos de futuro onde pertencimento e identidade caminham lado a lado.
"Estou aqui na Semana Criativa de Tiradentes e eu vim apresentar o livro Proud South Craft, em que a gente acabou de fazer e lançar em Milão e tive como patrocinadora a Eliane Revestimentos. Eu dei uma palestra hoje explicando o conteúdo do livro e a importância da emancipação do sul global, falamos também da importância desse “craft”, do design, do feito a mão, do artesanato e da arte popular”, Lili Tedde, editora-chefe do livro Proud South Craft.
Um encerramento com olhar para o futuro
Ao encerrar a Semana Criativa de Tiradentes, a Eliane e Decortiles reforçam seu compromisso com narrativas que conectam design, cultura e inovação. A participação no evento celebra não apenas a presença da marca no território criativo nacional, mas também o diálogo contínuo com quem cria, transforma e ressignifica.

O saldo final é encontros inesquecíveis, aprendizados e inspirações - sementes que seguem florescendo muito além do festival.