Criatividade para materializar espaços à beira da realidade

Criatividade para materializar espaços à beira da realidade

Criatividade atrelada com soluções alternativas abre caminho para a felicidade humana.

Ser autêntico e contrapor o naturalismo radical e o aspecto sóbrio e minimalista das duas macroprevisões anteriores: aqui a palavra de ordem é a originalidade. Uma visão mais tecnológica e imaginária do mundo, onde podemos idealizar novas realidades e criar espaços que brincam com uma infinidade de cores, combinações e formas. Uma resposta bem-humorada às restrições e caos dos últimos anos.

Na última parte das macroprevisões para 2023/24, uma celebração à alegria de viver e uma sensação otimista do futuro abrem caminho para o movimento Exuberância Imaginada.

Exuberância Imaginada

A criatividade é um dos principais drivers para as transformações e desafios do futuro, quando soluções alternativas serão necessárias para criarmos uma sociedade mais feliz e tolerante. A inspiração em universos paralelos como o metaverso e a exploração espacial abrem caminho para novas combinações e estilos.

A exuberância surge com uma nova linguagem, e não necessariamente está relacionada ao maximalismo ou excesso de informação. Aqui ela ganha um frescor contemporâneo com formas, cores e texturas que contam histórias e carregam memórias, energias e sentimentos que deixam uma herança para as gerações futuras.

Contrastes inesperados, mármores exóticos, texturas naturais e tecnológicas, e um colorido equilibrado com tons luminosos e vibrantes, deixam os projetos e ambientes mais expressivos e espontâneos. Novamente passado e futuro se encontram em uma mistura de referências históricas com ficção científica. A tecnologia se torna mais humana e sensorial, aproximando as pessoas ao invés de distanciá-las, criando um senso de conexão real com espaços e produtos.

Cores raras

A cor tem protagonismo na macroprevisão Exuberância Imaginada. Ela atualiza os clássicos, desperta os sentidos e tem poderes curativos e terapêuticos. Sólida ou aplicada através das texturas e grafismos, pode surgir também com materiais naturais exóticos como a pedra e o mármore.

Nas coleções 2022, a cor aparece pontualmente em pequenos formatos, contrapondo com uma proposta extremamente neutra e essencialista dos porcelanatos e azulejos de grandes formatos. A ideia é que o plano de fundo criado pelos revestimentos abrace uma decoração mais colorida e alegre, com peças autorais ou trabalhos artesanais. A coleção Color Mind, da Decortiles, ganha tonalidades vibrantes e luminosas no formato 7x25cm com acabamento brilhante.

Os mármores exóticos e ornamentais, disponíveis nas marcas Eliane e Decortiles, também são uma ótima ferramenta para levar cor para os projetos, preservando o estilo naturalista do design e arquitetura atuais.

Concretismo digital

O estilo industrial pesado e simétrico dos últimos anos dá espaço a um estilo mais jovial e tecnológico, com camadas digitais quase que imaginárias. Materiais leves e translúcidos, cores sutis e insaturadas, muito mais texturizadas e sensoriais, com aspecto desbotado e acabamento fosco, atualizam o estilo industrial clássico. O aço inoxidável colorido, com inspiração cósmica e espacial, é um elemento chave dessa tendência e traz originalidade aos espaços, quebrando a sobriedade das linhas retas e materiais mais brutos.

A coleção Micron, lançamento da Eliane para 2022, traz uma cartela de cores contemporâneas e com inspiração natural, nos principais granitos brasileiros, em uma reinterpretação criativa e atemporal para o novo estilo industrial. Para pisos e paredes, residenciais e comerciais ou para aplicações na arte da porcelanataria, Micron celebra a criatividade e a versatilidade da arquitetura contemporânea.

Surrealismo contemporâneo

As barreiras entre os mundos físico e digital estão cada vez mais desfocadas, nos permitindo viajar entre real e imaginário. Trabalhos manuais ganham contornos e aspecto de animação e computação gráfica, resultando em uma estética ainda mais exclusiva e autoral.

Nas coleções Decortiles 2022, esse movimento aparece em produtos como Copan e Artesan Trama, com inspiração em tramas e grafismos feitos à mão, retrabalhados graficamente com aplicações especiais artísticas que evidenciam os detalhes das superfícies dos revestimentos.

Traços exuberantes

Os grafismos e padronagens recebem cores e acabamentos inesperados, se transformando em elementos de autoexpressão e exercitando a criatividade. O patchwork dá espaço para estampas mais uniformes e modulares, possibilitando a construção de novos padrões e grafismos personalizados. Para os adeptos do movimento da mistura de estampas, que ditou as coleções e acessórios dos últimos anos, a mescla de vários produtos com padrões diferentes é uma alternativa descontraída e ousada.

Na coleção Bruma, novidade da Decortiles para 2022, a inspiração vem da arte contemporânea do Instituto Inhotim, em Brumadinho, nas Minas Gerais. Grafismos naturalistas estilizados e geometrias simétricas ou não, recebem cores vibrantes e divertidas, da mesma cartela de Color Mind, que permite uma composição entre formatos e coleções diferentes, ampliando ainda mais as possibilidade de uso.

Luxo futurista

O visual luxuoso e futurista criado pelos metais, principalmente espelhados e texturizados, tem papel fundamental na macroprevisão Exuberância Imaginada. Com inspiração espacial e extraterrestre, o cobre, o alumínio e o aço inoxidável com acabamento espelhado trazem elegância e novas narrativas para os projetos.

Os metais possuem funções que vão muito além da estética: o cobre, por exemplo, tem propriedades antibacterianas, desempenhando papel importante na vida de consumidores que buscam conforto e uma vida mais saudável.

As peças artísticas, com acabamentos metalizados especiais, preservam o vanguardismo de Eliane e Decortiles, que levam para o mercado produtos exclusivos produzidos com técnicas que misturam o feito à mão e o industrial. Azulejos com pequenos formatos, como 29x29cm e o delicado 7,5x15cm, suavizam a força dos metais, deixando as paredes mais suaves e sofisticadas.

Cartela de cores

As cores de Exuberância Imaginada trazem toda a força e o misticismo da natureza, com traços tecnológicos e digitais. Uma combinação perfeita entre os mundos real e metaverso. Tonalidades brilhantes e divertidas são equilibradas por uma cartela hedonista e terapêutica, resultando em combinações luxuosas e exuberantes, como a própria macroprevisão sugere.  

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital