O resgate de sensações foi a marca de mais um Conexões SC

O resgate de sensações foi a marca de mais um Conexões SC

O Connectarch deu as boas-vindas a seis arquitetos, vindos do Sul e Centro-Oeste do Brasil para participarem do Conexões Santa Catarina.

O segundo grupo de 2022 mergulhou no mundo da cerâmica começando pela visita às fábricas de Eliane e Decortiles, acompanhando um pouco da produção de revestimentos.

Essa primeira etapa do roteiro explorou paralelos, desde o processo fabril ao artesanal até o mais tecnológico – oportunidades para ampliar o olhar para a cerâmica enquanto função e arte.

Na oficina cerâmica os convidados tiveram a experiência de produzir artesanalmente suas próprias peças.

Dilma Pache, ceramista e proprietária do ateliê Terra e Mato é quem conduz essa atividade e relata:

Fiquei muito feliz em poder participar destes momentos e perceber que muitos saíram dali afirmando que iriam procurar cursos de cerâmicas nas suas cidades, pois acreditaram no seu potencial e na alternativa terapêutica da cerâmica, “Fiquei muito feliz em poder participar destes momentos e perceber que muitos saíram dali afirmando que iriam procurar cursos de cerâmicas nas suas cidades, pois acreditaram no seu potencial e na alternativa terapêutica da cerâmica, observando o valor do ‘fazer com as mãos’, os processos, a espera e a expectativa que um artesão de cerâmica vivência”, contou Dilma Pache, ceramista e proprietária do ateliê Terra e Mato.

A produção de cerâmica artística é uma atividade quase terapêutica e que leva os participantes a uma zona de criatividade e leveza através da oficina. Os convidados viveram uma verdadeira imersão produzindo a própria peça, resgatando memórias e sensações através do toque na argila.

“A oficina de cerâmica foi uma das programações que mais mexeu com a nossa memória afetiva quando se trata do feito à mão. Somos tão ricos em artesãos que não tem como não lembrar das nossas raízes, de onde viemos. Lembro quando ia visitar o meu bisavô, lá bebíamos água em potes de barro, nunca esqueci o cheirinho e o gosto característico daquela água. Obrigado a todos por me permitir viver essa experiência incrível”, comentou Wilker Medeiros, sócio-proprietário do escritório Studio 2 Arquitetura.

Cada roteiro do programa busca valorizar os aspectos culturais dos destinos, reverenciando as tradições e também apontando caminhos para possíveis futuros. A conexão com o local e entre os participantes dos grupos é o realce das pesquisas e propostas de atividades.

Confira a galeria de fotos do segundo grupo do Conexões Santa Catarina 2022

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital